Mabeco - определение. Что такое Mabeco
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое Mabeco - определение

Cão-caçador-africano; Cão caçador africano; Cão-selvagem-africano; Cão selvagem africano; Cão-caçador; Lycaon pictus
  • Cão-selvagem-africano fêmea tenta morder macho que estava muito agressivo
  • As carcaças são consumidas rapidamente, às vezes deixando a cabeça, pele e ossos em animais maiores
  • Cães-selvagens-africanos tem uma relação notavelmente pacífica, embora conflitos ocorram ocasionalmente
  • Eles possuem hábitos diurnos e ficam na sombra durante o calor do dia
  • Ações agressivas às vezes ocorrem durante as cerimônias da alcateia
  • A Área de Conservação Transfronteiriça Okavango-Zambeze (KAZA) integra vários locais diferentes e possui cerca de 1300 cães-selvagens, uma das maiores populações do mundo
  • left
  • São animais altos e esguios, com grandes orelhas.
  • Fóssil de ''Lycaon sekowei'', um possível ancestral de ''Lycaon pictus''
  • São animais bastante sociais, vivendo em alcateias de até 40 membros

Mabeco         
m. T. de Angola.
Cão feroz dos matos, (canis mesomelus?).
mabeco      
s.m. (-1899 cf. CF 1 )
-mastzoo cão selvagem africano ( Lycaon pictus ), de pelagem curta, manchada de preto, branco e amarelo; licaone [Vive em grupos de até 26 indivíduos e é encontrado esp. nas savanas.]
-etim orig.obsc. -voz v. e subst.: ladrar; subst.: ladrido

Википедия

Mabeco

O mabeco (Lycaon pictus) também conhecido como cão-selvagem-africano ou cão-caçador-africano é um canídeo típico da África que vive em zonas de savana e vegetação esparsa. A espécie já foi comum em toda a África subsaariana (exceto em áreas de floresta tropical ou densa e zonas desérticas). A sua distribuição geográfica actual limita-se ao sul da África especialmente em Namíbia, Zimbábue, Zâmbia, Botswana e sul da África Oriental na Tanzânia e norte de Moçambique. É uma espécie ameaçada de extinção principalmente pela fragmentação do habitat, que aumenta os conflitos com humanos, como perseguição por criadores de gado, acidentes em estradas, doenças de animais domésticos. Como agravante, a espécie naturalmente ocorre em baixas densidades populacionais, mesmo em áreas bem preservadas. A população é estimada em 6600 por toda a África, com cerca de 1400 indivíduos maduros.

É um animal altamente social, passando a maior parte de sua vida em alcateias controladas por um casal alfa, que detêm os direitos de reprodução. Realizam suas atividades em grupo, abatendo grandes animais com trabalho em equipe. Essas alcateias possuem geralmente 7 a 15 indivíduos, chegando a 40. Possuem hierarquias separadas entre os sexos e maior número de machos que fêmeas. O comportamento dentro da alcateia é geralmente pacífico e os confrontos geralmente imitam-se a disputa de fêmeas pela reprodução. Animais doentes ou feridos são protegidos e cuidados pelo grupo. As caças também são divididas entre todos os membros e os filhotes possuem privilégios e prioridade na alimentação. O hábito de regurgitar a comida para outros membros é um dos mais marcantes da espécie e está intrinsecamente relacionado com interações sociais do grupo.

Os cães-selvagens-africanos caçam utilizando do trabalho em equipe, ao anoitecer e amanhecer. Sua estratégia de caça se baseia na corrida e resistência física, com estratégias variadas. Os grandes animais são abatidos à medida que são mordidos enquanto correm, enquanto os pequenos são puxados para baixo. Sua dieta é variada, e inclui principalmente mamíferos de médio porte como gazelas e impalas. As presas são comumente disputadas e roubadas, principalmente por hienas. Também sofrem de predação direta de grandes carnívoros, especialmente leões. Por isso, sua população é bastante influenciada pela presença deles, e tendem a ocupar áreas com menor presença desses animais.

O mabeco é um predador de médio porte, com cerca de 75 a 110 cm de comprimento e aproximadamente 18 a 36 kg de peso. A sua pelagem, muito característica com manchas de castanho, preto, branco e alaranjado, deu o nome científico à espécie: Lycaon pictus significa lobo pintado. A cabeça é em geral mais escura e a cauda termina num tufo branco. As orelhas são grandes e arredondadas e as pernas longas e finas terminam em patas fortes com quatro dedos, diferentemente de outros canídeos.